ninaelili.files.wordpress.com/.../chapeu_a.jpg
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Autor: Wanderlina Guimarães Rodrigues
ESTRUTURA CURRICULAR:
Modalidade/Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular: Alfabetização
Tema: Processos de Leitura
DADOS DA AULA:
O que os alunos podem aprender com esta aula:
Conhecer e reconhecer a leitura em diferentes contextos;
ler de forma prazerosa diferenciados tipos de textos para uma interação com o mundo escrito;
Utilizar diferentes tipos de leituras conforme o gosto e necessidade;
Socializar o conhecimento adquirido com colegas e familiares;
Propiciar momentos de questionamento e análise das leituras, bem como apresentações artísticas, para dar-se conta da diversidade de formas comunicativas que podem ser utilizadas.
Duração das atividades:
De 02 a 04 semanas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Conheçam algumas diferenciadas concepções de linguagem em escrita e saibam utilizá-las;
Estratégias e recursos da aula:
Conteúdos:
Leitura silenciosa e oral.
Reconstrução textual.
Dramatização de textos e livros literários.
Procedimentos:
1. Audição da História: Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque.
2. Compreensão e interpretação oral:
a) Quem era Chapeuzinho amarelo?
b) Por que ela tinha este nome?
c)Do que Chapeuzinho amarelo tinha medo?
d) O que aconteceu com Chapeuzinho Amarelo? Por quê?
3. Reescrita coletiva da história.
4. Ilustração da história.
5. Ficha de Leitura:
5.a) Em pequenos grupos discutir e preencher a ficha de leitura da história Chapeuzinho Amarelo. (Os alunos deverão preencher utilizando suas próprias concepções de escrita, e utilizando como escriba um aluno escolhido pelos próprios colegas do grupo,sendo auxiliados pelo professor)
6. Conhecendo o autor da história Chapeuzinho Amarelo.
7. Vídeo com a biografia de Chico Buarque:
8. Tipos de texto: biografia:
a) Texto: O que é uma biografia para vocês?
Compreensão oral das informações do vídeo.
-
9. Letra da música “João e Maria de Chico Buarque” e vídeo:
9.a) Leitura silenciosa
9.b) Leitura oral.
9.c) Cantar a música.
9.d) Marcar com lápis de cor as palavras do texto ditadas pela professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se gostou deixe aqui seu comentário!