Laboratório da Escola Pedro Alves Ferreira

Laboratório da Escola Pedro Alves Ferreira
Inauguração da Escola com a presença do governador, secretaria da educação e demais autoridades!

Minha lista de blogs

segunda-feira, 31 de maio de 2010



ninaelili.files.wordpress.com/.../chapeu_a.jpg



O MUNDO MÁGICO DA LEITURA


Autor: Wanderlina Guimarães Rodrigues

ESTRUTURA CURRICULAR:

Modalidade/Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular: Alfabetização
Tema: Processos de Leitura

DADOS DA AULA:

O que os alunos podem aprender com esta aula:

Conhecer e reconhecer a leitura em diferentes contextos;
ler de forma prazerosa diferenciados tipos de textos para uma interação com o mundo escrito;
Utilizar diferentes tipos de leituras conforme o gosto e necessidade;
Socializar o conhecimento adquirido com colegas e familiares;
Propiciar momentos de questionamento e análise das leituras, bem como apresentações artísticas, para dar-se conta da diversidade de formas comunicativas que podem ser utilizadas.

Duração das atividades:

De 02 a 04 semanas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Conheçam algumas diferenciadas concepções de linguagem em escrita e saibam utilizá-las;


Estratégias e recursos da aula:

Conteúdos:
Leitura silenciosa e oral.
Reconstrução textual.
Dramatização de textos e livros literários.



Procedimentos:

1. Audição da História: Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque.

2. Compreensão e interpretação oral:

a) Quem era Chapeuzinho amarelo?

b) Por que ela tinha este nome?

c)Do que Chapeuzinho amarelo tinha medo?

d) O que aconteceu com Chapeuzinho Amarelo? Por quê?

3. Reescrita coletiva da história.

4. Ilustração da história.

5. Ficha de Leitura:

5.a) Em pequenos grupos discutir e preencher a ficha de leitura da história Chapeuzinho Amarelo. (Os alunos deverão preencher utilizando suas próprias concepções de escrita, e utilizando como escriba um aluno escolhido pelos próprios colegas do grupo,sendo auxiliados pelo professor)

6. Conhecendo o autor da história Chapeuzinho Amarelo.

7. Vídeo com a biografia de Chico Buarque:

8. Tipos de texto: biografia:

a) Texto: O que é uma biografia para vocês?

  1. Compreensão oral das informações do vídeo.


9. Letra da música “João e Maria de Chico Buarque” e vídeo:

9.a) Leitura silenciosa

9.b) Leitura oral.

9.c) Cantar a música.

9.d) Marcar com lápis de cor as palavras do texto ditadas pela professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou deixe aqui seu comentário!