Laboratório da Escola Pedro Alves Ferreira

Laboratório da Escola Pedro Alves Ferreira
Inauguração da Escola com a presença do governador, secretaria da educação e demais autoridades!

Minha lista de blogs

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Plano de aula

Escola Estadual Pedro Alves Ferreira
Bela Vista de Goiás
Dinamizadora: Wanderlina Guimarães Rodrigues de Sousa.

Conteúdo:
Substantivos
Introdução:
Diante do contexto atual faz-se necessário que os alunos conheçam e reconheçam o que substantivo, bem como sua flexão e a forma como ele pode variar (gênero, número e grau), pode-se então, ensinar esses processos com procedimentos simples: a pesquisa, a cópia reflexiva e a utilização de jogos e sites interativos que enriquecem o aprendizado.

Objetivos:
Possibilitar aos alunos:
a) A reflexão sobre o que é substantivo por meio de análise do meio e de textos diversos;
b) A utilização de procedimentos específicos para a resolução de problemas morfológicos em que a base para os mesmo sejam os substantivos e sua flexão;
c) A construção e / ou ampliação de conhecimentos sobre substantivos e sua flexão;
d) A sistematização no uso de conhecimento sobre casos selecionados do uso dos substantivos;
e) A apropriação de procedimentos de pesquisas e jogos interativos.

Tempo necessário
Cinco aulas de 50 min cada.

Recursos materiais
Textos curtos;
Lousa;
Giz;
Folhas grandes de papel;
Caderno e lápis;
Laboratório de informática;
Blogger.

Organização dos alunos:
Os alunos deverão sentar-se em duplas.

Desenvolvimento da atividade:
1. Avise a classe sobre a atividade com uma semana de antecedência, solicitando-lhes que pesquisem, no LIE, o que significam Substantivo e sua flexão. Selecione o texto que será usado no dia da atividade, em função dos aspectos que deseja colocar para reflexão. A seleção desses aspectos deve ser adequado tanto ao que é possível aos alunos aprenderem naquele momento.
2. Explique como se organizará a aula e quais os seus objetivos.
3. Peça aos alunos que, a partir da pesquisa feita, digam o que entendem por substantivo e sua flexão, escrevendo suas repostas na folha grande de papel, que ficará exposta na sala para posterior confronto com os conceitos que surgem após a atividade.
4. Informe sobre o contexto de produção do texto que copiarão: quem é o autor, quando foi escrito o texto, em que portador foi publicado, qual o gênero no qual foi escrito, qual a finalidade presumida do texto, sempre comparando com os conhecimentos prévios dos alunos a respeito de todos esses aspectos. Isso possibilita que os alunos selecionem soluções mais adequadas para o texto, em função desse contexto discutido.
5. Comece a copiar o texto selecionado no blogger e peça que os alunos o façam no caderno, simultaneamente.
6. Ao copiar o texto, vá fazendo pausas estratégicas antes dos casos de flexão e concordância dos substantivos. Nesse ponto, faça perguntas de antecipação, discutindo com os alunos a solução dada por eles. Confronte as soluções dadas pelos alunos com as soluções encontradas pelo escritos, do início ao final da cópia.
7. Quando houver dúvida de vocabulário, da regência de algum nome ao verbo, ou, ainda, de concordância, faça com os alunos pesquisa nos dicionários e gramáticas. Os casos de regência e concordância vão sendo grifados para depois serem classificados.
8. Após a cópia, solicite que os alunos reconstruam o percurso que fizeram para aprender esses processos sintáticos.
9. Além disso, solicite aos alunos que digam que compreensão tem desses processos depois da reescrita, confrontando-os com a que tinham antes da atividade.
10. Depois, solicite que revisem em colaboração com seu parceiro de dupla sua reescrita e a de seu colega.
11. Pesquise sobre substantivos e jogos interativos on-line laboratório de informática.

Jogos educativos on-line

http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/forca/html
HTTP://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/jogo.php?jogo=2
HTTP://olimpiadadelinguaportuguesa.mec.gov.br/jogo
blogger:http://blogdawandeka.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou deixe aqui seu comentário!